O Primeiro Instituto Familiar de Práticas, Estudos e Propagação do Aikido em Sergipe

1º Tenente da Policia Militar de Sergipe Arthur Santos, prepara tropas para atuar no Pré-Caju

Capitão Arthur e Soldado Élvio

A Polícia Militar de Sergipe, através do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), vem preparando seus integrantes para garantir a segurança dos milhares de foliões que vão prestigiar mais uma edição do Pré-Caju, mais importante prévia carnavalesca da capital sergipana. O objetivo é, através de instruções de defesa pessoal, reforçar a capacitação dos policiais militares de Sergipe para atuarem de forma enérgica e profissional, inibindo a ação delituosa de indivíduos que estejam mal intencionados na festa.

As instruções têm acontecido na sede do Batalhão de Choque, nas primeiras horas do expediente da unidade militar, sob a orientação do tenente Arthur (praticante de Aikido do Instituto Makoto) e do soldado Élvio. São técnicas de algemação, uso progressivo da força e procedimentos não-letais, empregados no atendimento às ocorrências e outras situações adversas, próprias de um evento do porte do Pré-Caju, que concentra grande público de sergipanos e turistas.

As técnicas de defesa pessoal estão aliadas a técnicas das lutas marciais, a exemplo do judô e do aikidô, cursos já inclusos na grade de atividades do Centro de Treinamento do BPChq, que visa à constante preparação e aperfeiçoamento técnico-profissional do policial militar. O intuito é investir na capacitação continuada do policial, para que este esteja sempre pronto para os desafios diários enfrentados pelo profissional de segurança pública.


Matéria publicada no site da PM/SE: http://www.pm.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=4112