O Primeiro Instituto de Práticas, Estudos e Propagação do Aikido em Sergipe

15ª Cerimônia de Graduação - Outubro de 2013

Cerimônia de Graduação no Instituto Makoto de Aikido

Seguindo a nossa programação anual, realizamos no dia 19 de outubro a nossa 15ª Cerimônia de Graduação. Um rito muito importante e tradicional em nosso Instituto. 11 praticantes foram elevados a uma nova graduação pelos Senseis Josemar Dias 3º Dan e Josnei Dias 2º Dan. 

A cerimônia de graduação não é um mero exame onde o praticante é avaliado como se estivesse em uma escola. A cerimônia é uma reafirmação do vínculo entre Sensei e discípulo, um momento imbuindo de bons sentimentos e respeito mútuo. Onde a prática física é mesclada aos princípios espirituais do Aiki.

Logo após o evento, familiares e praticantes reuniram-se para um almoço descontraído e aproveitamos o momento para comemorar o aniversário do nosso praticante Giovani Souza 1º Kyu, que nos agraciou com a sua presença em um dia especial.

Gostaríamos de agradecer a todos pelo belíssimo dia, percebemos que a cada encontro firmamos a prática da essência do Aikido (sinceridade, respeito e amizade). Parabéns mais uma vez a nossa Coordenação pela minuciosa atenção dada ao nosso encontro.