O Primeiro Instituto de Práticas, Estudos e Propagação do Aikido em Sergipe

1ª Cerimônia de Graduação para Yudansha - Novembro 2013

Senseis, praticantes e os novos yudanshas

O Instituto Makoto de Aikido realizou no dia 23 de novembro às 10 horas a sua primeira cerimônia de graduação para Yudansha (faixa preta). O evento foi realizado no colégio CCPA, onde toda uma estrutura foi elaborada para receber os nossos praticantes nesse dia glorioso.

Os ministrantes da cerimônia foram os Senseis Josemar Dias e Josnei Dias, contamos também com a presença dos praticantes do nosso Instituto, familiares e amigos.

Após a cerimônia finalizada às 14 horas, nos reunimos para uma confraternização com grande alegria e sinceridade em nossos corações.

Com este evento o Instituto Makoto acrescenta mais um marco histórico no Aikido em Sergipe. Pois, pela primeira vez uma organização originalmente de Sergipe realiza uma graduação para yudansha dos seus próprios praticantes. Algo inexistente desde o ingresso do Aikido em nosso Estado.

Essa autonomia valida ainda mais os princípios de Sinceridade e Respeito inerentes ao nosso Instituto. Bem como, a prática do Aikido de alto nível técnico.

Gostaríamos de parabenizar os praticantes que foram elevados a nova graduação de Shodan (faixa preta 1º Dan) pelo seus Senseis Josemar Dias 3º Dan e Josnei Dias 2º Dan.

Arthur Silva Santos
Cristiano de Paula Prudente
Guilherme Monteiro Chagas
Giovani de Oliveira Souza
Marcelo Cerveira Gurgel

“...esse com certeza é um momento histórico para o nosso Instituto, pois agora, via autorização da Federação Brasileira de Aikido, podemos graduar praticantes ao nível Shodan ,ou seja, faixa preta 1º Dan. Com certeza também é um momento único para o Aikido em geral em Sergipe que convivia na dependência de pessoas externas para realizar tal procedimento. Esse estágio de evolução organizacional foi conseguindo com grande esforço e persistência, felizmente encontramos esse reconhecimento através do Sensei Severino, presidente da Febrai...”

“...prefiro não falar muito, em primeiro momento gosto que as pessoas venham praticar conosco para conhecer o Aikido desenvolvido por Morihei Ueshiba, e nessa vivência conversaremos bastante, pois aqui apenas existem coisas boas: sorrisos, boas intenções, saúde e felicidade, ou seja, uma prática para a vida fundamentada na sinceridade e em uma família com estruturas sólidas... esse é o meu Do, esse e o Instituto Makoto..”

Josemar Dias, Sensei Fundador do Instituto Makoto de Aikido